Pesce al Salmoriglio

Pesce al Salmoriglio

Rende 2 porções 

Refrescante, salgado e herbáceo, esse clássico molho da Sicília tem suas origens no tempo dos gregos. Séculos de agricultura e pescaria tornaram os italianos especialistas em preparar peixe fresco. Hoje, esse prato típico do sul da Itália eleva o sabor do peixe com o uso de poucos, mas excelentes ingredientes para uma emulsão: azeite de oliva extravirgem, alho, alcaparras e orégano. Combina muito bem com qualquer posta de peixe!

Para essa receita, você vai precisar: 

2 postas de peixe de sua preferência; 

200g de batatas; 

150g de moranga;

 100g de salsão; 

Sal a gosto; 

Azeite de oliva extravirgem. 

Para o Samoriglio você vai precisar: 

Suco de 1 limão siciliano; 

100ml de azeite de oliva extravirgem; 

50ml de água; 

1 dente de alho moído; 

Salsinha e orégano picados finamente a gosto; 

Sal e pimenta-do-reino a gosto; 

Modo de preparo: 

Pique as batatas, a moranga e o salsão em pedaços de 1cm a 2cm, tempere com sal e azeite, enrole em papel alumínio e leve à grelha até ficar macio (entre 15min e 25min). Deixe esfriar. 

Enquanto isso, prepare o salmoriglio. Em uma tigela com um batedor, emulsione a água, o suco de limão e o azeite. Acrescente as ervas, o alho, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem para manter a emulsão. 

Com a ajuda de um pincel, tempere as postas com salmoriglio. Leve o peixe à grelha até chegar ao ponto. Eleve o sabor do prato pincelando com mais molho durante o cozimento do peixe. Emprate os vegetais, complemente com uma pitada de salmoriglio e coloque a posta por cima dos vegetais. Sobrou molho? Não se preocupe! Ele pode ser conservado na geladeira por até 5 dias.